sexta-feira, 6 de maio de 2011

NASCAR 2011 foi feito para os fãs da categoria



Nome: NASCAR 2011
Gênero: Corrida
Distribuidora: Activision
Plataformas: PS3 / Xbox 360 / Wii
Nascar 2011 (Foto: Divulgação)NASCAR 2011 (Foto: Divulgação)
Depois de anos sendo desenvolvida pela EA, a franquia baseada em uma das principais categorias do automobilismo americano passou a ser produzida pela Activision. As mudanças foram bem significativas, mas o jogo vai continuar agradando apenas os fãs da categoria. Confira:
A Stock Car americana
Para quem não sabe, NASCAR é a categoria automobilística preferida dos americanos. Apesar da notável semelhança com a nossa Stock Car Brasil, a grande maioria dos circuitos americanos possuem um traçado oval. Esse fato divide e muito as opiniões, e enquanto muitos consideram isso um fato desagradável, que torna o evento um tanto “chato”, uma parcela menor elogia e defende as características de uma corrida disputada em circuitos de poucas curvas e inúmeras voltas.
Para os mais entendidos, realmente não existe nada de chato em acompanhar uma corrida em um circuito oval, pois apesar de uma aparência de “mesmice”, diversos elementos proporcionam emoções do início ao fim, como as estratégias de paradas nos boxes, interrupções e entrada do Safety Car durante os acidentes, além das ultrapassagens, é claro.
E se você acompanha a categoria, o jogo NASCAR 2011 torna-se ainda mais atrativo, pois ele é totalmente fiel a competição, contendo todos os seus pilotos e equipes, além de todas as pistas da temporada, inclusive as mais famosas como Indianápolis e Daytona.
Nascar 2011 (Foto: Divulgação)NASCAR 2011 (Foto: Divulgação)
Não faltam adversários 
Em NASCAR 2011 só se sente solitário quem realmente quer, pois o game oferece adversários de sobra, que podem ser controlados pela máquina ou então amigos virtuais pelas redes online. Em uma corrida no modo Single Player, é possível jogar contra até 41 adversários em uma prova, além da opção de disputar o tempo exato das corridas de verdade. Ainda sobre o modo Single Player, este é divido em Racing Now (corrida simples), Track Testing (treinamento em um determinado circuito) e Eliminator (corrida em que a cada volta, o ultimo colocado é eliminado).
Mas o que realmente empolga é o famoso modo Carreira em que coloca você na pele dos grandes pilotos da NASCAR rumo ao titulo da categoria. Embora o modo seja bem simples, comparado a outros grandes jogos do gênero, ele conta com um interessante sistema de experiência, em que a cada prova é possível pontuar de diversas forma, desde uma simples ultrapassagem, voltas na lideranças, tempo no vácuo do carro a sua frente e até mesmo a famosa manobra de 360 graus depois de vencer uma corrida. O modo também conta com um sistema de patrocinadores, em que é necessário realizar determinados feitos para cumprir contrato com marcas famosas como Coca-Cola e bancos Citi.
Já o modo online pode ser disputado em corridas simples com até 16 jogadores simultâneos em uma corrida, entretanto durante as provas é possível notar muitos bugs como adversários “piscando” na sua frente e algumas quedas de frames em determiados momentos, principalmente depois de acidentes que envolvem muitos carros.
Nascar 2011 (Foto: Divulgação)NASCAR 2011 (Foto: Divulgação)
É preciso aprender a pilotar
A jogabilidade de NASCAR 2011 está longe de ser comparada aos principais jogos do gênero como Forza 3, Gran Turismo 5 e Shift 2. Em primeiro lugar, o jogo não roda a 60 frames por segundo, como boa parte de seus adversários, e o problema não para por aí, pois ele também possui menos detalhes que os outros jogos, por isso deveria haver uma forma mais eficaz do de NASCAR 2011 rodar a essa velocidade.
E quando o assunto é o controle dos carros o pesadelo só aumenta, pois o game conta com a grande maioria dos circuitos ovais, ou seja, que podem não exigir tanto do controle quanto em pistas mistas. O drama é que os circuitos não ovais exigem mais do carro, que por sua vez insiste em não colaborar. Além de freios que não funcionam com a precisão necessária, os carros deslizam demais para os lados, tornado o controle praticamente impossível. E se você acha que a solução é simplesmente acionar os controles automáticos, como controle de tração, freada, entre outros, vai ter que se contentar em assistir seus adversários abrindo uma larga vantagem.
Nascar 2011 (Foto: Divulgação)Nascar 2011 (Foto: Divulgação)
Mistura de efeitos e defeitos especiais
Os cenários de NASCAR 2011 podem não ser os mais realistas do gênero, mas não decepcionam com relação a sensação de se disputar uma prova. Algumas corridas são disputadas em circuitos noturnos que são bem reproduzidos, com direito a sincronização dos holofotes nos postes refletindo na lataria dos carros. Os circuitos disputados de dia também chamam a atenção pela fixação do sol em determinados trechos do circuito e o reflexo sobre o asfalto e nas máquinas.
Mas quando falamos dos gráficos da estrela principal do jogo: os carros, a coisa muda de figura. A começar pelo formato quadrado das laterais dos veículos, embora o conjunto de cores e a reprodução dos detalhes dos carros de verdade sejam muito bem desenhados. E quando passamos da visão externa para a visão do cockpit, a coisa complica ainda mais, pois por dentro os carros não tem nem metade do realismo de, por exemplo, Shift 2 em que a cada tipo de veículo, os painéis mudam consideravelmente.
Para completar, o sistema de colisão pode ser bem eficiente no que diz respeito a mecânica de seu carro, ou seja, determinadas batidas comprometem bruscamente o desempenho do seu veículo afetando suspensão, pneus e até mesmo motor. Mas graficamente elas não são nem um pouco realistas, para ser mais explícito, uma batida de frente, mostra um amassado totalmente irregular ao que deveria ser com pedaços do carro indo para fora quando o impacto deveria empurrá-los para dentro.
Nascar 2011 (Foto: Divulgação)Nascar 2011 (Foto: Divulgação)
Carros com a sua cara
O mais divertido em NASCAR 2011 é gastar algumas horas do seu tempo personalizando o seu veículo da maneira que quiser, isso porque o jogo lhe oferece um variado leque de personalização. Além de uma paleta diversificada de cores, são milhares de adesivos de todos os tipos e formas para enfeitar o seu veículo, isso sem falar nos patrocínios que podem ser colados no carro para “tirar uma onda”.
Depois de pronto, seu carro pode ser levado a pista no modo offline ou até mesmo no modo online. Também é possível tirar fotos do seu veículo na pista que quiser e em seguida compartilhar com amigos de forma parecida com a executada em Gran Turismo 5.
Nascar 2011 (Foto: Divulgação)Nascar 2011 (Foto: Divulgação)
Acessível para todos
Embora aparente ser um tanto complexo, NASCAR 2011 é um título para pessoas acostumadas a jogos de corrida e para quem não tem muita intimidade com videogame. Por contar com um grande volume de pistas ovais e que até certo ponto não são tão difíceis de pilotar, o jogo pode ser uma grande forma de entretenimento para jogadores mais casuais.
O que também facilita é a dificuldade do jogo que pode ser considerada bem simples. Com exceção das pistas em circuitos mistas citadas mais acima, seus adversários não dão tanto trabalho quanto deveriam, graças a uma inteligência artificial pouco eficiente. Você não fica livre de toques em momentos cruciais do jogo, mas por incrível que pareça eles são mais intencionais do que você imagina.
É importante ressaltar que a baixa dificuldade afasta os jogadores mais competitivos e mais exigentes de um modo single player eficiente, fazendo com que o jogo torne-se mais interessante quando disputado no modo online ou multiplayer local.
Conclusão
NASCAR 2011 foi parar nas mãos da poderosa Activision e conseguiu ficar melhor do que quando era produzido pela EA. O grande problema do jogo fica por conta da sua jogabilidade, comprometida pelos controles pouco eficientes, que acreditamos melhorar em futuras versões. Mas o jogo compensa no divertimento de jogadores mais casuais e que gostam de ver dezenas de carros acelerando em uma boa variedade de pistas. E se você que curte e acompanha a categoria, então aproveite, pois esse jogo foi feito para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário