domingo, 12 de junho de 2011

Forza 4 promete agradar até aos fãs hardcore com o uso sutil do Kinect

Quem é fã de games de corrida não costuma gostar de coisas muito fáceis. Pelo contrário: o divertido é jogar de forma mais realista possível, de preferência com volantes que transmitem a sensação de controlar o carro na pista. Por isso, quando a equipe da produtora Turn 10 decidiu utilizar o Kinect em Forza Motorsport 4, a decisão gerou alguma polêmica entre os fãs. 
Forza Motorsport 4  (Foto: Divulgação)Forza Motorsport 4 (Foto: Divulgação)
No entanto, o game teve as funcionalidades com o sensor de movimentos para o Xbox 360 revelado na E3, que aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, nesta semana. Sim, haverá o temido recurso de dirigir com as mãos erguidas no vazio, para agradar ao jogador casual. Mas também foram implementadas maneiras muito mais interessantes para o uso do Kinect para o gamer hardcore. 
Forza 4 na conferência da Microsoft na E3 2011 (Foto: TechTudo)Forza 4 na E3 2011 (Foto: TechTudo)
Em Forza 4, o jogador poderá fazer uma espécie de passeio virtual pelo carro, para simplesmente admirar o automóvel. É possível abrir as portas e o capô, podendo visualizar o motor de perto, ou mesmo “sentar” no banco do motorista e ligar o motor. Quem gosta do modo fotografia em títulos assim irá delirar com a novidade. 
Outro recurso bacana é poder utilizar o microfone do acessório para dar “ordens” ao jogo e chegar mais rapidamente aos menus desejados. Por exemplo, se você falar “Forza, Community”, o game pula direto à janela pretendida, sem precisar navegar pelos diversos níveis de menus exigidos (algo mais do que desejado no concorrente Gran Turismo 5, exclusivo para o PlayStation 3). 
Na jogabilidade, a diferença será pouca se você ignorar o método sem controles convencionais. O Kinect consegue rastrear o movimento de sua cabeça, mudando levemente o ângulo de visão no carro – útil em algumas curvas mais fechadas ou pontos cegos em subidas ou declives. Não chega a ser possível olhar pela janela lateral, mas nem é esse o ponto, e sim dar um aspecto mais natural à pilotagem. 
Se você ignora tudo isso e quer mesmo dirigir sem a necessidade de controles, a jogabilidade fica bem semelhante a de games para iPad, com aceleração automática. Mas o melhor de todas essas novidades é que elas são inteiramente opcionais e não farão muita falta se o jogador não gostar e nem quiser nada disso. Exclusivo para o Xbox 360, Forza Motorsport 4 chegará às lojas em outubro deste ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário